Centro de Terapia Celular (CTC)

Um dos principais objetivos de pesquisa do Centro de Terapia Celular (CTC) é esclarecer a biologia das células-tronco e desenvolver novas tecnologias e usos dessas células para o tratamento de doenças, principalmente diabetes, câncer, Parkinson, leucemia, anemia e hemofilia. Pesquisadores trabalham na criação de linhagens de células-tronco embrionárias humanas para estudos pré-clínicos, na formação de células sanguíneas, na análise de células de pacientes com câncer e leucemia, entre outros estudos. Também desenvolvem fatores para tratamento de hemofilia. É um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiado pela Fapesp.

Pesquisador responsável: Dimas Tadeu Covas
Coordenadora de Educação e Difusão do Conhecimento: Marisa Ramos Barbieri
Coordenador de Transferência de Tecnologia: Flávio Vieira Meirelles

Telefone: + 55 (16) 2101-9300 / 9309logo_ctc_300
Local: USP – Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Rua Tenente Catão Roxo, 2.501 – Ribeirão Preto
e-mail: ctcusp@gmail.com

Site: http://ctcusp.org
Página no Facebook: https://www.facebook.com/ctcusprp
Página na Fapesp:
http://cepid.fapesp.br/centro/10
Folheto (em inglês): CTC

Notícias relacionadas ao Centro de Terapia Celular

Em mulheres, cromossomo X desliga antes do que se pensava

Em cada célula das mulheres, apenas um dos cromossomos X é utilizado para gerar proteínas. Isso permite equiparar à produção dos homens, que têm apenas um desse cromossomo – afinal, as mulheres são XX e os homens são XY. Há anos cientistas tentam descobrir quando a inativação do X acontece […]

Posted in CTC, Reportagens | Tagged , , , , | Leave a comment

Hormônio masculino trata alguns casos de anemia aplástica, cirrose hepática e fibrose pulmonar

Novo tratamento a caminho dos consultórios médicos: o pesquisador Rodrigo Calado, do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto, conta as vantagens e os riscos de combater a cirrose hepática, a fibrose pulmonar e a anemia aplástica com hormônios masculinos. Em experimento, Calado e outros colegas conseguiram obter resultados inesperadamente positivos em doenças causadas pelo encurtamento dos telômeros.

Posted in CTC, Podcast | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment