Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (HUG-CELL)

No Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (HUG-CELL), são feitas pesquisas sobre o genoma humano, incluindo o sequenciamento do DNA para identificar genes ligados a doenças neuromusculares e neurológicas. Os pesquisadores também acompanham o envelhecimento de indivíduos saudáveis e buscam novos tratamentos com células-tronco, terapia celular e gênica. Outro serviço do grupo é o aconselhamento genético para famílias. É um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiado pela Fapesp.

Pesquisador responsável: Mayana Zatz
Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento: Eliana Maria Beluzzo Dessen
Coordenador de Transferência de Tecnologia: Maria Rita dos Santos e Passos Bueno

Telefone: +55 (11) 3091 7966 / 0878
Local: Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano – Instituto de Biologia (IB)logo_genoma_300
Cidade Universitária – USP
Rua do Matão, 106, travessa 13
e-mail: genoma@ib.usp.br

Site: http://www.genoma.ib.usp.br
Página na Fapesp: http://cepid.fapesp.br/centro/22
Página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Semear-Ci%C3%AAncia/553261088149743
Folheto (em inglês): Genoma – HUG-CELL

Notícias relacionadas ao Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco

Zika destrói tumor cerebral em camundongos

Pesquisadores brasileiros do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco mostram, pela primeira vez em animais, o efeito deletério da injeção do vírus purificado, em baixa concentração, sobre tumores embrionários cerebrais, de células humanas, induzidos em camundongos de baixa imunidade.

Posted in Genoma, Notícias | Tagged , , , , , | 2 Comments

Estudo com gêmeos mostra base genética para microcefalia causada por Zika

Pela primeira vez, pesquisa mostra que há base genética para explicar porque só uma parte das mães infectadas pelo vírus Zika geram bebês com anormalidades neurológicas. O artigo foi publicado na revista Nature Communications.

Posted in Genoma | Leave a comment

Cientistas mapeiam a origem genética dos brasileiros

Os brasileiros se identificam como brancos, pardos, negros, indígenas, asiáticos… Mas será que essa classificação também é biológica? Cientistas do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco, da USP, fizeram o primeiro mapa genético em idosos da nossa população e chegaram a informações surpreendentes.

Posted in Genoma, Notícias | Tagged , , , , , , | 2 Comments

USP lança maior banco de genomas de brasileiros

O Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-Cell), da USP, lançou o primeiro grande banco de genomas só de brasileiros. O banco é composto pelo sequenciamento completo do genoma de 1.324 idosos moradores da cidade de São Paulo, em proporção representativa à dessa população na cidade. O banco […]

Posted in Genoma, Notícias | Tagged , , , , | Leave a comment

Como as cobras perderam as patas?

Cientistas descobriram os mecanismos envolvidos na perda progressiva de patas nas serpentes. Utilizando técnicas modernas de análise genômica, os pesquisadores encontraram o trecho do DNA relacionado ao desenvolvimento dos membros nos vertebrados.

Posted in Genoma, Notícias, Vídeos | Tagged , , | Leave a comment

Ringo e Suflair mostram caminho para proteção contra distrofia muscular

A pesquisa começou com dois cães Golden Retriever com distrofia muscular que, surpreendentemente, escaparam da doença. Eles fazem parte do modelo animal estudado pelo Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco e levaram à descoberta de uma alteração genética que promove a compensação a doença. No futuro, essa descoberta poderá ser a base de um novo tratamento para quem sofre com a distrofia muscular de Duchenne.

Posted in Especial, Genoma, Reportagens | Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , | 1 Comment

Linha do Tempo: o passo-a-passo da pesquisa

Mais de 8 anos de pesquisa, uma aposta errada e o sucesso de encontrar o gene Jagged1. Conheça o passo-a-passo do estudo que revelou por que os cães Ringo e Suflair têm distrofia muscular, mas não mostram sintomas da doença.

Posted in Genoma, Reportagens | Tagged , , , , , , | Leave a comment

Galeria de Fotos – Distrofia Muscular

Pesquisadores brasileiros e americanos desvendaram um mecanismo que protege dois cães Golden Retriever da distrofia muscular. Confira as fotos.

Posted in Genoma, Reportagens | Leave a comment