Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat)

Os pesquisadores do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat) se dedicam a desenvolver a matemática para analisar os processos que ocorrem dentro do cérebro humano e entre os neurônios, com o desafio de encontrar padrões e leis que sirvam de respaldo teórico para os avanços da neurociência. Novas formas de lidar com gigantescos bancos de dados, a descrição matemática de fenômenos neurais, o entendimento dos padrões de aprendizado, memória e de reabilitação do sistema nervoso depois de traumas são alguns dos campos de pesquisas do grupo. É um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiado pela Fapesp.

Pesquisador responsável: Jefferson Antonio Galves
Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento: Ernst Wolfgang Hamburger
Coordenador de Transferência de Tecnologia: Linamara Rizzo Battistella

Telefone: +55 (11) 3091-1717
Local: Instituto de Matemática e Estatística (IME)logo_neuromat_300
Cidade Universitária – USP
Rua do Matão, 1010
e-mail: neuromat@numec.prp.usp.br
Assessoria de imprensa: comunicacao@numec.prp.usp.br

Site: http://neuromat.numec.prp.usp.br
Página na Fapesp: http://cepid.fapesp.br/centro/23
Página no Facebook: https://www.facebook.com/neuromathematics
Folheto (em inglês): Neuromat

Notícias relacionadas ao Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática

Cérebro adolescente é melhor adaptado para aprender que o adulto

Adolescentes são muitas vezes caracterizados por buscarem gratificação imediata ou recompensas, mas uma nova pesquisa sugere que a sua sensibilidade à recompensa poderia ser parte de uma adaptação evolutiva para aprender com seu ambiente. Entenda como foram feitos os experimentos.

Posted in Neuromat, Podcast | Tagged , , , , , , , | 1 Comment

Experimento enriquece compreensão sobre o processo de aprendizado

O tempo que cada um de nós leva para tomar uma decisão aumenta proporcionalmente à quantidade de alternativas à disposição de quem vai decidir. Será? Só em parte, informa o resultado de um experimento liderado por pesquisador do Neuromat. Além de lustrar como o cérebro toma decisões, o experimento serviu para “corrigir” a Lei de Hick.

Posted in Neuromat, Reportagens | Tagged , , , , , , | 1 Comment

Big Science, Banco de Dados e Software Livre em Neurociência

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat) promove o workshop “Computação de Alto Desempenho, Modelagem Estocástica e Banco de Dados em Neurociência”. O evento discutirá os desafios matemáticos, estatísticos e computacionais envolvidos na compreensão do cérebro e inaugurará o Centro de Computação de Alto Desempenho – supercomputador – do Neuromat.

Posted in Neuromat, Notícias, Podcast | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

Teoria dos grafos oferece ferramentas para neurocientistas

Um grafo é uma representação matemática de um conjunto de objetos e as representações entre eles. Em evento internacional, que trouxe grandes nomes da neurobiologia, o Ciência USP conversou com Antônio Galves, diretor do Neuromat, e Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre a importância dos grafos para o avanço da neurociência.

Posted in Destaques, Neuromat, Notícias | Tagged , , , , , | Leave a comment