Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID)

Focados em aumentar o conhecimento atual sobre a inflamação e o sistema imunológico, os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) têm como objetivo final desenvolver novas formas de diagnóstico e tratamento de doenças inflamatórias – tanto as infecciosas (leishmaniose, doença de chagas, sepse), quanto as auto imunes (artrite reumatoide, esclerose múltipla e lúpus) e as inflamatórias do sistema cardiovascular (aterosclerose). É um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiado pela Fapesp.

Pesquisador responsável: Fernando de Queiroz Cunha
Coordenadora de Educação e Difusão do Conhecimento: Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Coordenador de Transferência de Tecnologia: João Santana da Silva

Telefone: +55 (16) 3315-4526 / 9049llogo_crid_300
Local: Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Campus Ribeirão Preto – USP
Av. Bandeirantes, 3900

Site: http://crid.fmrp.usp.br
Página na Fapesp: http://cepid.fapesp.br/centro/20
Página no Facebook: https://www.facebook.com/crid.fmrp.usp.br
Folheto (em inglês): CRID

Notícias relacionadas ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias

Celular de pacientes pode mapear transmissão de doenças

O GPS do telefone celular registra por onde as pessoas andam o tempo todo – a menos que elas tenham desabilitado essa função. Pode parecer assustador, mas pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP querem dar uma função nobre para esse mapeamento constante: descobrir focos de transmissão de doenças.

Posted in CRID, Notícias | Tagged , , , , , , | Leave a comment

Novo modo de pesquisar mostra diferenças da vacina de Herpes-Zóster

Uma pesquisa publicada na revista científica Cell analisou, ao mesmo tempo e de forma integrada, diversos aspectos da vacina contra Herpes-Zóster, doença conhecida também como cobreiro. O trabalho de gerar e decifrar as relações entre milhões de dados exigiu a coordenação de pesquisadores em 9 instituições americanas e brasileiras.

Posted in CRID, Reportagens | Leave a comment

Quem sobrevive à sepse pode ter mais infecções. Agora se sabe por quê.

Uma das possíveis sequelas da sepse – também chamada de septicemia ou infecção generalizada – é bem conhecida de médicos e cientistas: o sistema imunológico fica comprometido por até cinco anos depois que a pessoa teve a doença. As consequências são estatisticamente perceptíveis. O número de novas infecções nessas pessoas […]

Posted in CRID, Destaques, Notícias | Tagged , , | Leave a comment

Novos tratamentos para artrite reumatoide já funcionam em animais

Um terço das pessoas com atrite reumatoide não responde aos tratamentos atuais e sofre com dor, inchaço e até deformações nas articulações. Nesta entrevista, cientistas da USP e da UFRGS revelam 3 novas opções de tratamentos que já são bem sucedidos nos testes com camundongos.

Posted in CRID, Podcast, Reportagens | Tagged , , , | Leave a comment

Infecção generalizada pode causar danos permanentes no cérebro

A sepse, conhecida popularmente como infecção generalizada, causa delírios no paciente enquanto ainda está doente. Mas os problemas no cérebro não cessam quando a pessoa recebe alta da UTI. Dois grupos de pesquisadores caracterizaram falhas de compreensão e de memória que diminuem a qualidade de vida após a sepse.

Posted in CRID, Podcast | Tagged , , , | Leave a comment

Zika: mais problemas e uma possibilidade de proteger o cérebro

Proteção contra o Zika: pesquisadores entrevistados no simpósio “Inflamma II” desvendaram como o vírus promove a morte de neurônios por um efeito em cascata. Melhor ainda: conseguiram barrar esse efeito e proteger o cérebro de camundongos com um medicamento que é seguro até para grávidas. O simpósio foi realizado pelo Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID) da USP em Ribeirão Preto.

Posted in CRID, Podcast | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

Sistema de defesa pode ajudar o câncer a crescer

Os imunologistas João Santana e Luciana Benevides falaram com a gente sobre como o nosso corpo ajuda o câncer a crescer e se espalhar. Parece uma péssima notícia, mas essa descoberta pode levar a novos tratamentos para os tumores, agora com o uso de anti-inflamatórios. O assunto foi tema da edição de 7 de abril da Revista Science e os pesquisadores da USP estão na fronteira do conhecimento nessa área.

Posted in CRID, Notícias, Podcast | Tagged , , , , , , , | Leave a comment