Centro de Estudos da Metrópole (CEM)

Sediado na USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um instituto de pesquisa em políticas públicas com os seguintes focos principais: análise das desigualdades no Brasil nos últimos 50 anos e a relação com a democracia; os impactos das políticas públicas na redução da pobreza; o papel das instituições políticas; e as metrópoles contemporâneas e as diferentes formas de governança em áreas urbanas. Demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos formam o grupo multidisciplinar de pesquisadores que investigam o acesso dos cidadãos ao bem-estar e os mecanismos para redução da pobreza. É um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiado pela Fapesp.

Pesquisador responsável: Marta Arretche
Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento: Mônica Teixeira
Coordenador de Transferência de Tecnologia: Daniel Waldvogel Thomé da SilvaLogo_CEM_300

Telefone: +55 (11) 3091-2097