Centro de Estudos da Metrópole (CEM)

Sediado na USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um instituto de pesquisa em políticas públicas com os seguintes focos principais: análise das desigualdades no Brasil nos últimos 50 anos e a relação com a democracia; os impactos das políticas públicas na redução da pobreza; o papel das instituições políticas; e as metrópoles contemporâneas e as diferentes formas de governança em áreas urbanas. Demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos formam o grupo multidisciplinar de pesquisadores que investigam o acesso dos cidadãos ao bem-estar e os mecanismos para redução da pobreza. É um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiado pela Fapesp.

Pesquisador responsável: Marta Arretche
Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento: Mônica Teixeira
Coordenador de Transferência de Tecnologia: Daniel Waldvogel Thomé da SilvaLogo_CEM_300

Telefone: +55 (11) 3091-2097
Local: Prédio de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)
Cidade Universitária – USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – sala 116B
e-mail: contato@centrodametropole.org.br
Assessoria de imprensa: Ximena León Contrera
+55 (11) 3091-2097 (USP) / +55 (11) 5574-0399, ramal 128 (Cebrap) / ximena@cmetropole.org.br

Site: http://www.fflch.usp.br/centrodametropole
Página na Fapesp: http://cepid.fapesp.br/centro/14/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/CEM-Centro-de-Estudos-da-Metr%C3%B3pole/237971339568276?fref=ts
Folheto (em inglês): CEM

Notícias relacionadas ao Centro de Estudos da Metrópole

Mulheres cada vez menos desiguais

Esta animação conta a trajetória da desigualdade entre as mulheres brasileiras ao longo de 50 anos. A entrada no mercado de trabalho, o direito de votar, o aproveitamento das oportunidades de educação mudaram a vida das mulheres desde 1960.

Posted in CEM | Tagged , , , , , | Leave a comment

Um eleitorado cada vez maior

Esta animação retrata o espetacular crescimento do eleitorado no Brasil em 65 anos: o número de eleitores registrados pula de 7,5 milhões em 1945 para 135 milhões em 2010!

Posted in CEM | Tagged , , , , , | Leave a comment

Educação e mercado de trabalho no Brasil: o que mudou entre 1960 e 2010

Em quatro minutos, esta animação mostra como as condições da educação dos brasileiros se relacionou com as condições de nossa economia e mercado de trabalho e, consequentemente, com o perfil da desigualdade social.

Posted in CEM | Tagged , , , , , | Leave a comment

1960-2010: Desigualdade territorial na oferta de luz, água, esgoto…

Em cinco minutos, esta animação mostra como a oferta de água, luz, esgoto e coleta de lixo, mudou entre 1960 a 2010 no Brasil. O vídeo retrata o aspecto territorial da desigualdade: em geral, a oferta de serviços cresce primeiro nas regiões mais ricas para depois chegar às áreas mais pobres do país.

Posted in CEM, Especial | Tagged , , , , , , | Leave a comment

Ciência USP Responde: O que são Classes Sociais?

As classes sociais são uma forma muito comum de classificar os diferentes grupos de pessoas que compõem uma sociedade. Mas quais são os critérios que os cientistas sociais usam para fazer essa classificação? O sociólogo Rogério Barbosa, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole, explica como a ideia de classe social se desenvolveu.

Posted in CEM, Ciência USP Responde, Vídeos | Tagged , , | Leave a comment

Transformações de São Paulo entram no debate internacional

Livro do Centro de Estudos da Metrópole ganhou uma versão estrangeira: São Paulo in the Twenty-First Century, lançado em junho pela editora britânica Routledge Publisher. Organizado pelo professor Eduardo Marques, do Departamento de Ciência Política USP, o trabalho procura contribuir para o debate do urbanismo comparativo.

Posted in CEM, Podcast | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

Política pública de grande metrópole é feita por atores públicos e privados

Conversamos com os pesquisadores Eduardo Marques, Renata Bichir, Samuel Ralize e Magaly Pulhez do Centro de Estudos da Metrópole da USP. Em seminário, Renata fala sobre políticas de assistência social e transferência de renda, como o Bolsa Família. Já no caso de Samuel, a questão em foco é a coleta de lixo e a gestão de resíduos sólidos urbanos em São Paulo. Magaly investiga a gestão terceirizada da CDHU.

Posted in CEM, Notícias | Tagged , , , , , | Leave a comment

Desigualdade se mantém estável no Brasil

Em meio à crise política e econômica, o Brasil registrou em 2015 uma alta no índice que mede a concentração de renda. Mas o dado ainda indica uma situação de estabilidade do nível da desigualdade, segundo a cientista política Marta Arretche, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e diretora do Centro de Estudos da Metrópole

Posted in CEM, Notícias, Podcast | Tagged , , , , , , , , | Leave a comment