Pesquisador propõe método para turbinas eólicas mais silenciosas

Usar o vento para gerar energia é bom para o ambiente, mas faz barulho. E se os engenheiros pudessem contar com uma ferramenta que calculasse o ruído emitido pelas turbinas eólicas ainda durante a fase de projeto? Pois foi esse problema que Joseph Youssif Saab Jr. procurou resolver no doutorado na Escola Politécnica da USP. Ele desenvolveu um método que pode ajudar a produzir turbinas mais silenciosas. Depois de integrar seu modelo a um software livre disponibilizado na internet pela Technische Universität Berlin, ele ainda demonstrou como mudanças na geometria dos aerofólios que compõem as pás podem diminuir o ruído das turbinas. Ciência USP conversou com Joseph e seu orientador para saber mais sobre a pesquisa ganhadora do Prêmio Tese Destaque USP 2017 na categoria Engenharias.

Assista à playlist do Canal USP: