Antioxidante natural conservou melhor carne de cordeiro

Pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo desenvolveram um extrato de orégano como alternativa natural de conservação de hambúrgueres feitos com carne de cordeiro. A pesquisa de Rafaella Paseto e equipe mostrou que o extrato desse tempero substitui bem o conservante químico mais usado pela indústria alimentícia: o eritorbato de sódio.

Alternativa Natural

O estudo, publicado na Revista Food Chemistry, em abril de 2017, aponta que o extrato natural chegou a apresentar concentrações 15 vezes maiores de “estabilidade oxidativa” em comparação ao antioxidante sintético. Isto é: aumentou o prazo de validade do produto e diminuiu a descoloração da carne – uma das etapas do processo de oxidação lipídica.

Além do incentivo ao uso de produtos mais saudáveis, Paseto, que é primeira autora do artigo, conta que utilizou partes menos nobres da carne de cordeiro, buscando estimular a ovinocultura e o maior aproveitamento da carne.