Desmatamento muda sistema das chuvas em Rondônia

A análise de 20 anos de dados coletados em Rondônia, uma das regiões mais devastadas da Amazônia, mostra que a chuva não cai mais onde caía antes.

Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP, fala sobre o seu último artigo “Interações biosfera-atmosfera: o tamanho do desmatamento influencia a precipitação”, tradução livre, publicado na edição de 20 de fevereiro na revista Nature Climate Change. Ele e Jeffrey Q. Chambers, da Universidade da Califórnia, foram escolhidos pela Nature para comentarem um estudo, publicado por pesquisadores americanos, que analisaram 20 anos de dados de precipitação na região do Estado de Rondônia. O estado já teve mais de 50% da floresta desmatada.

O artigo Biosphere–atmosphere interactions: Deforestation size influences rainfall está disponível, em inglês, completo apenas para assinantes.