Como Brasil, EUA e Cuba se uniram para manter a escravidão no século 19

Esta série de quatro vídeos do Ciência USP resume uma das melhores teses da USP defendidas em 2016: a do doutor Tâmis Peixoto Parron, chamada “A política da escravidão na era da liberdade: Estados Unidos, Brasil e Cuba, 1787-1846”. A tese mostra que esses países usaram laços comerciais para sustentar a política escravocrata, apesar de o século 19 ser marcado pela aspiração à liberdade.

A divergência entre escravocratas e abolicionistas levou os Estados Unidos à Guerra da Secessão. A crise do Missouri, sobre se a região seria ou não escravocrata, foi um dos antecedentes da guerra. Nos vídeos, Tâmis e seu orientador, Rafael Marquese, inserem num contexto global estes momentos de crise da escravidão nos EUA e narram episódios que, assim como a crise do Missouri, tiveram implicações internacionais para além de seus protagonistas. É o caso da crise da nulificação.

A narrativa envolve história social, política e econômica e também traz contribuições para as ciências sociais e as relações internacionais.

16 comentários

  1. Eduardo Moisés Guimarães

    Parabéns pela matéria que apresenta tal tRamalho “A Política da Escravidão na Era da Liberdade”. Um trabalho que por pouco que visto através apenas de um texto e um pequeno vídeo, apresenta ter qualidades imensuráveis.

  2. Estranho…não consigo acessar a tese. Isto é, o texto da tese.

  3. Mario Filipe Cavalcanti

    Quando sai publicação da tese em livro? Tema absolutamente necessário.

  4. Alexandre Rizzo

    Olá
    Não consegui acessar o texto da tese co o link sugerido http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-09102015-151621/pt-br.php.

  5. parabéns. ….pela pesquisa,uma visão diferente e real sobre o tráfego negreiro, e sua comercialização. …..

  6. Concordo com o Mario, esse tema é absolutamente necessário. Gostaria de saber quando sai publicação da tese em livro?

  7. Marcos Aurélio Capitão

    Como faço para ter acesso a esse trabalho em livro ou mesmo na Internet ?

  8. Bom dia. Gostaria de receber uma cópia de seu trabalho. Abs

  9. Augusto de Fraga Cardoso

    Muito interessante. Sairá em livro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*