Zika chega também ao interior do olho e causa uveíte

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto (FMRP) descreveram o primeiro caso de inflamação dentro do olho de um adulto, causada pelo vírus Zika. Até o momento, os cientistas acreditavam que o vírus causasse somente conjuntivite, uma inflamação na membrana externa do globo ocular.

O oftalmologista e professor da USP João Marcello Furtado explica que, antes do achado, qualquer vermelhidão nos olhos de pessoas expostas ao vírus Zika era diagnosticada como conjuntivite. Desconfiado do caso de um paciente que atendeu no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, decidiu pedir mais exames. Ele conta como foi a pesquisa:

 

Vírus dentro do olho

Ao analisar amostras do líquido interno do olho do paciente, pesquisadores encontraram material genético do vírus Zika.

Furtado acredita que esse achado deve revisar a maneira como os médicos diagnosticam as causas e o local da inflamação.

“É importante que o oftalmologista que veja casos de inflamação (ocular) pense que o Zika pode estar causando aquilo”, recomenda.

O caso foi descrito em uma correspondência publicada na revista científica The New England Journal of Medicine.

 

uveíte - usar post
Processo inflamatório no olho direito (Foto A) e olho esquerdo (Foto B) 8 dias após o início dos sintomas. Sinais de inflamação da câmara anterior do olho esquerdo 16 dias após o início da infecção pelo Zika (Foto C).

A uveíte

A uveíte é uma doença grave que pode prejudicar parcial ou totalmente a estrutura interna do globo ocular, em especial a úvea – composta por íris, corpo ciliar e coróide.

Não existe tratamento específico para uveíte causada por Zika, mas Furtado aponta que é importante controlar a inflamação utilizando colírios anti-inflamatórios à base de corticoide, já que a evolução do quadro clínico pode gerar complicações como a catarata e o aumento da pressão do olho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*